Nunca cometa esse erro quando trocar o pneu do carro. Trocar o pneu do carro pode ser uma experiência estressante, mas isso pode piorar se você não estiver familiarizado com o processo. Porém, este passo a passo vai te ensinar sobre as ferramentas certas para fazer isso com segurança e confiança.
Viajar de carro durante as férias é algo muito comum e prazeroso. Consequentemente, conhecer novos lugares e sentir aquela sensação de liberdade e flexibilidade. Mas para garantir que tudo isso ocorra de forma tranquila e segura, tome alguns cuidados e precauções com seu veículo antes de cair na estrada.
Uma Revisão geral e completa do veículo basicamente consiste em levar o carro a um mecânico de sua confiança. Mais importante, faça isso pelo menos uma semana antes de viajar. Em suma, verifique o nível do óleo do motor, do óleo do câmbio, do fluido de freio e a água do sistema de arrefecimento, entre outros.
Fique atento ao verificar a suspensão, os pneus e as rodas, pois muitas vezes o estepe costuma ser esquecido. Contudo, o estepe requer tantos cuidados quanto os demais pneus e rodas do carro e deve estar alinhado, balanceado, calibrado e em bom estado, fique atento a isso.
Nunca cometa esse erro de lembrar do estepe apenas quando houver uma emergência. Ele é um Item de segurança e merece atenção antes de sair para estrada.
Nunca cometa esse erro ao trocar o pneu
Não pare em qualquer lugar, nunca cometa esse erro após o pneu do carro furar, seja na estrada ou na rodovia. Acima de tudo, antes de estacionar seu veículo, procure um local plano e seguro, mantenha-se longe do tráfego. Ligue o pisca-alerta para sinalizar para os outros motoristas e mais importante, acione o feio de mão.
Em primeiro lugar tenha em mãos o Manual do carro para consulta. Em segundo lugar, ferramentas próprias para realizar a troca. Ou seja, estes itens estão incluídos na revisão geral que deve ter sido feita antes de pegar a estrada. Além disso, cada veículo possui pontos específicos para posicionar o macaco e os parafusos das rodas. Na mesma linha, essa informação consta no manual do carro.
O Estepe, sim, você deve ter verificado as condições dele antes de cair na estrada. Acredite, muitas pessoas acabam esquecendo mesmo desse item e em alguns casos até mesmo de sua localização. Certamente, outras ferramentas que você precisa se certificar de ter no carro são o macaco, a chave de roda e o triângulo de sinalização.
Passo a passo como trocar o pneu
Afrouxe os parafusos
Primeiramente use a chave de roda, ela deverá ser girada no sentido anti-horário, porém cuidado para não remover os parafusos completamente neste momento. Mais importante, faça isso com o pneu do carro ainda no chão.
Posicione o macaco
Localize o ponto de elevação do seu veículo, ele é indicado por uma seta ou símbolo conforme o manual do carro. Posicione o macaco no local indicado e certifique-se de que esteja firme e nivelado.
Levante o carro
Erga o carro com o macaco até que o pneu esteja alguns centímetros acima do chão. Mais importante, certifique-se de que o macaco esteja travado para garantir a estabilidade do carro.
Remova os parafusos e o pneu furado
Remova completamente os parafusos do pneu e guarde-os em um local seguro. Em seguida, puxe o pneu furado para fora do cubo da roda com cuidado.
Coloque o estepe
Faça o movimento inverso agora com o estepe posicionando ele no cubo da roda e alinhando os orifícios dos parafusos. Depois disso enrosque os parafusos manualmente.
Abaixe o carro
Utilizando o macaco desça o carro até que o estepe esteja apenas tocando o carro. Observe que não deverá descer totalmente o estepe. Enquanto isso, não retire o macaco.
Aperte os parafusos
Reaperto os parafusos. Da mesma forma, utilizando a chave de roda, reaperte os parafusos em forma de estrela ou cruz para garantir que estejam uniformes e bem firmados.
Retire o macaco
Retire o macaco completamente, guarde-o com as demais ferramentas. Posteriormente, aperte mais uma vez os parafusos mais uma vez com a chave de roda para garantir que estejam bem fixados.
Guarde o pneu furado
Guarde-o no mesmo local do estepe. Em seguida, procure um borracheiro o mais rápido possível. O estepe não deve ser utilizado de forma permanente.
——————————-
Dicas Adicionais
- Se você não se sentir confortável trocando o pneu sozinho, chame um serviço de socorro caso tenha disponível ou um amigo para ajudá-lo.
- Use roupas e calçados adequados que permitam liberdade de movimento sempre que possível.
- Mantenha as crianças e animais de estimação afastados do carro durante todo o processo.
- Essa dica pode salvar a vida da sua família, nunca fiquem dentro do carro durante a troca do pneu.
- Verifique a pressão do pneu estepe após a troca e ajuste-a se necessário.
- É importante aprender a trocar um pneu antes de precisar fazer isso em uma emergência. Pratique em casa ou em um local seguro algumas vezes para se familiarizar com o processo.
Lembre-se: A segurança é fundamental ao trocar um pneu. Siga estas instruções cuidadosamente e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros ao seu redor.
Você também pode gostar:
- Concursos Públicos. Divulgado Edital do TRF5
- Olimpíadas de Paris: 10 Curiosidades Surpreendentes
- Nunca cometa esse erro quando trocar o pneu do carro