“O homem vive graças ao Qì dos cereais. O Qì entra no Estômago para ser distribuído 1ao Fígado e depois aos meridianos. O sangue circula nos meridianos, o Qì defensivo circula fora dos meridianos.”
(HUÁNG DÌ NÈI JĪNG LÍNG SHŪ, cap. 30, citado por NGUYEN; BIJAOUI, 2000, p. 11).
Se os capítulos anteriores foram o nosso estudo de filosofia, este é a nossa aula de bioquímica fundamental. Conhecemos os Três Tesouros, mas agora vamos mergulhar fundo na matéria-prima da vida, detalhando o que são as Substâncias Vitais na medicina chinesa. Este capítulo é dedicado a entender os cinco componentes essenciais que constroem, nutrem e animam o nosso ser: o Qi, o Jing, o Shen, o Sangue (Xue) e os Fluidos Corpóreos (Jin Ye).
Pense no seu corpo como uma cidade próspera. O Qi é a eletricidade e a rede de comunicações que permite que tudo funcione, ele aquece o corpo, transforma os alimentos, defende contra invasores e é a força por trás de todo movimento. Logo, o Sangue (Xuè) é o sistema de abastecimento que leva comida e recursos a cada casa.
Dessa forma, se o Qi é a função Yang, por outro lado, o Sangue (Xue) é a sua contraparte Yin, a base material.
E os Líquidos Orgânicos (Jīn Yè) são o sistema de águas e saneamento, que limpam, umedecem e lubrificam a cidade. Sem essas três substâncias em harmonia, a cidade entra em colapso.
A Primeira das Substâncias Vitais.Já vimos que o Qi é a energia vital. No entanto, ele não é uma força monolítica; ele assume diferentes formas e funções especializadas, como os vários departamentos de uma grande empresa.
O Qi é, portanto, a primeira e mais dinâmica de todas as Substâncias Vitais.
Se o Qi é a energia do momento, o Jing é, em contrapartida, a nossa reserva de longo prazo, nossa herança e nosso tesouro mais profundo. Traduzido como “Essência”, o Jing é a base da nossa constituição física e a fonte de todo o crescimento, desenvolvimento e reprodução. De fato, ele é dividido em duas formas:
Assim, o Jing, armazenado nos Rins, é a raiz da nossa vida, e um estilo de vida que o esgota (com excesso de trabalho, noites mal dormidas e outros excessos) acelera o processo de envelhecimento.
Se o Qi é a função Yang, por outro lado, o Sangue (Xue) é a sua contraparte Yin, a base material. Ele é muito mais do que o fluido vermelho que a medicina ocidental conhece. Na MTC, o Sangue é a forma densa e nutritiva do Qi, responsável por nutrir, umedecer e sustentar todos os tecidos do corpo. Além disso, o Sangue é a residência material do Shen (Mente). Assim, um Sangue forte e abundante resulta em uma mente calma e um sono reparador.
Já o encontramos como o mais sutil dos Três Tesouros. Isto é, o Shen representa toda a nossa vida mental, emocional e espiritual. É a nossa consciência, nosso brilho, nossa capacidade de pensar e de sentir. Ele depende da nutrição do Sangue e da vitalidade do Jing para se manifestar plenamente. Dessa forma, um Shen vibrante é o sinal máximo de saúde verdadeira.
Ademais, temos os Fluidos Corpóreos, que representam todas as outras águas normais do corpo, desde as lágrimas até o suor e os sucos gástricos. Eles são divididos em:
Portanto, compreender a interação entre as Substâncias Vitais é a chave para o diagnóstico e tratamento eficazes na MTC.
NGUYEN, Van Nghi; BIJAOUI, André. Acupuncture Moxibustion: Guide pratique. Marseille: Autres Temps, 2000.
SIONNEAU, Philippe. A Essência da Medicina Chinesa: Retorno às Origens – Livro 1. São Paulo: Editora Brasileira de Medicina Chinesa, 2015.
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